Yoga Nidra e Meditacão Ajapa Japa


PRÁTICA ABERTA DE YOGA NIDRA E AJAPA JAPA

Essa vivência é um convite para que você recarregue a energia, relaxe profundamente  e sinta-se mais próximo de sua verdadeira essência.
Essas duas técnicas foram desenvolvidas por Swami Satyananda, e conduzem a inúmeros benefícios, harmonizando todo o organismo em seus diversos aspectos. 

YOGA NIDRA:
O Yoga Nidra pode ser definido como o sono  yóguico. É uma técnica de relaxamento simples e profunda que visa promover a saúde física e psíquica, trazendo mais qualidade de vida e felicidade para o ser humano.
Induz o estado de relaxamento,  atuando como uma preparação para a meditação. Remove tensões no corpo, principalmente aquelas de fundo emocional. Ajuda também no tratamento de insônia, ansiedade e estresse,  sendo um tranquilizante natural. Faz nos sentirmos recarregados e reenergizados, dentre muitos outros benefícios.
Apesar de nos mantermos acordados e conscientes durante toda a técnica, ao final dela, nos sentimos profundamente descansados, como se tivéssemos acabado de acordar de um sono reparador.

AJAPA JAPA:
Ajapa Japa é uma técnica que conduz a um estado meditativo.
Japa pode ser definido com uma repetição contínua de um mantra. O sufixo "a"  propõe que o o processo de repetição (japa) ocorre espontaneamente. Japa é transformado em ajapa quando o mantra é repetido por si só sem esforço. O mantra acaba sendo enraizado tão profundamente através de japa, que todo o ser pulsa com o mantra. Japa requer um esforço consciente, enquanto ajapa não requer nenhum esforço. Japa é uma prática preliminar e ajapa é uma perfeição de japa.

Segundo Swami Satyananda:
"Os yoguis ancestrais desenvolveram uma técnica simples e maravilhosa usando o constante batimento da vida, como uma forma de acalmar a mente e elevar os níveis de consciência e entendimento. Eles perceberam que a respiração tem um ritmo constante e que continuamente repete um mantra. Esse mantra geralmente é conhecido como Soham ou Saham. A prática é chamada ajapa"

  Sábado, dia 13/05
  Horário:  09:30 as 10:45
  Valor:   44,00
  Inscrições: shantamyoga@gmail.com
  (Até 11/05, mediante depósito bancário)
  Não é necessário ser praticante. 

Facilitadora:
 Marjorie Shantam, professora de yoga e psicóloga.
Formada no Aruna Yoga em São Paulo e na Bihar School of Yoga em Rikhya.
Aprendeu Yoga Nidra com Micheline Flack, discípula direta de Swami Satyananda e Ajapa Japa no curso de formação em Satyananda Yoga em Rikhya, India.



O Caminho da Sombra

O caminho da sombra, ah que caminho árduo!
Fácil é viver sem consciência, viver no raso, na superficialidade. Difícil é parar pra se analisar, pra pensar porque você faz isso de novo e não aprende.
Fácil é andar seguindo a luz, difícil é andar no escuro!
Fácil é sonhar com anjos cintilantes, difícil são os monstros.
Sigo o caminho da sombra, um caminho obscuro e muitas vezes desconhecido. Sigo o labirinto do meu próprio ser a passos largos. Muitas vezes encontro buracos, pedras e bichos, outras vezes ouço ruídos, gritos e choros!
Mas o dia completa a noite, e se tiver que atravessar essa vastidão escura para encontrar a luz, vou na fé.
Seguir o caminho da sombra me dá forças para encontrar a luz. Seguir por esse caminho me faz atropelar e transformar os medos, as crenças e os padrões. Me faz entender e compreender meus limites, meus anseios.
Me dá forças para aceitar e amar, e compreender que o caminho da sombra é difícil, mas é um caminho que te leva ao cume!
Simplesmente viver refém de seus instintos é fácil e não te diferencia de nenhum outro animal. Mas, sair da ignorância, das prisão e das próprias armadilhas te faz um ser maior.
Liberdade é saborear o próprio doce amargo de si mesmo, é ter coragem de deixar cair todas as máscaras que lhe foram postas.
É saber que a dor transforma, o sofrimento engrandece. É compreender que o pote de ouro está lá no fim do arco íris e ninguém vai lhe dar de mão beijada, só você pode ir lá e alcançar.
Andar na sombra é deixar brotar a mais pura essência do seu ser, e não isso aí que você acreditou ser até agora!
Liberte-se então dessa armadura, e transforme o feio em bonito, o monstro em anjo e a sombra em LUZ!