Yoga e Ansiedade

Quem já se sentiu ansioso? Aquela sensação de aperto no peito, euforia, agitação esperando por algo que ainda não aconteceu. A vontade de que o tempo passe rápido e que a incerteza perante alguma situação se resolva logo. Quem nunca se sentiu ansioso sem ao menos saber o motivo?

A ansiedade faz parte do repertório de sensações do ser humano, mas sentir-se ansioso todos os dias, o tempo todo e perante qualquer situação, pode ser considerado crônico. Algo realmente não vai bem.

Como o yoga pode ajudar?

Conheça-te a ti mesmo!

O yoga oferece diversas ferramentas que possibilitam a capacidade de conhecer o nosso mundo interno. Temos a possibilidade de entrar em contato com diversas sensações e sentimentos, e observa-los, antes de querermos expulsa-los de dentro de nós. Brigar com o que sentimos apenas enfatiza a sensação. Observe! Observe sem 
reprimir. Perceba como seu corpo está durante a sensação, quais os pensamentos que rondam a mente, como está a sua respiração.

Respire

Inspire profundamente, e solte o ar devagar. Perceba o ar entrando e saindo pelas narinas.
Quando crises de ansiedade tomarem conta de você, respire.

Esteja consciente do momento presente

A partir do momento que você coloca a sua atenção na respiração, você se volta para o momento presente. Estar ansioso é viver um momento futuro. Nada está acontecendo agora. A mente concentrada no momento presente, não anseia.

Relaxe

Procure relaxar. Torne o relaxamento um hábito diário. Deite-se de costas, sinta o corpo no chão, a musculatura se soltando, imagine que todo o seu corpo respira. A cada exalação o seu corpo se descontrai.
Alguns minutos de relaxamento por dia, podem mudar a sua vida. 
Não espere para relaxar apenas nos momentos em que a ansiedade já tomou conta de você.

Desenvolva a capacidade de entrega

Há situações que não temos o controle. Então, por que tentar resolver através dos pensamentos? Se você já fez a sua parte, deixe que o Universo faça a dele. 
A vida é um grande deixar fluir.

Pratique Yoga

Durante as práticas, técnicas de respiração e relaxamento são desenvolvidas, e pouco a pouco você aprende a lidar melhor com a ansiedade, desenvolvendo ferramentas internas para isso.

Para saber mais sobre as aulas de yoga, acesse:
www.shantamyoga.com