QUANDO A BUSCA PELO GURU INICIA

Tanto tenho falado aqui no blog sobre Swami Satsangi...faltando muito pouco para sua vinda ao Brasil, compartilho um texto escrito por ela:
Quem tiver o interesse e quiser aproveitar essa experiência única, entrem no site www.satsangi.com.br para maiores informações!


QUANDO A BUSCA PELO GURU SE INICIA

por Swami Satyasangananda Saraswati




Chega um momento na vida de todos nós, quando se é compelido por forças interiores , as mais profundas da mente, para fazermos uma pausa e reavaliarmos a finalidade de sua existência.

Você começa a se perguntar por que nasceu? O que acontece quando se morre? Qual deve ser o propósito da vida? Apenas comer, dormir e procriar?

Este despertar é uma significativa pedra de toque em sua vida e conduz a um novo e interminável processo de descobertas. É uma viagem que, uma vez iniciada, o impulsiona para diante e o convida a desvendar os mais profundos mistérios da criação, porque cada nova descoberta é uma realização.

Este despertar não deve ser confundido com um despertar religioso ou de consciência. A consciência religiosa depende de circunstâncias e situações que são sua realidade cultural. Por exemplo, se você nasceu em uma família hindu, você terá uma tomada de consciência à partir do que é conhecido, dos deuses e deusas hindus e assim por diante. Esta consciência, embora benéfica, tem suas limitações. Como tal, deveria ser considerada um meio e não um fim. Estou falando do despertar espiritual o que leva você a questionar tudo ao seu redor, até mesmo a própria religião.

Quando o despertar espiritual ocorre é como se uma cortina fosse levantada e você assiste ao próximo ato. Você ainda tem consciência dos atos anteriores, isso é necessário para a compreensão de toda a história, ou para o link da história, mas já não é importante. Sua consciência está fixada no ato presente e, ao mesmo tempo, você está pensando: "Se este ato presente é tão emocionante o que vai acontecer nos próximos atos?" Por isso é importante manter sempre em mente que este despertar espiritual atual é apenas um em muitos atos e, embora seja de grande importância em relação à história, ele perde todo o seu esplendor quando você passa para o próximo ato.



Para alguns esta é uma fase extremamente difícil, por que todo o seu equilíbrio anterior é abalado. O que você acreditava no começo já não é a única verdade e você não encontrou uma base para si mesmo. Você está se debatendo no escuro, pendurado no ar. Muitas pessoas nunca recuperam o equilíbrio e perdem suas identidades, incapazes de enfrentar a vida. Afinal, se você deixa de encontrar o sentido no seu dia-a-dia , na existência, é muito duro seguir adiante. Você ainda não determinou o significado da sua existência, você só sabe que o que tinha acreditado durante todo o tempo já não é mais a verdade. Então em que apoiar seu pensamento, sentimentos e basear em que as suas ações?

Algumas pessoas são imediatamente capazes de equilibrar-se. São as que não mergulham muito profundamente. Elas dizem, 'Bem, tenho essa teoria há muito tempo e agora eu tenho o conhecimento de outra maior sobre o sentido da minha existência. Eu preciso encontrar o elo que pode ligar as duas e assim tornar minha vida mais harmoniosa. Esse tipo de pensamento é o mais adequado para a maioria das pessoas.

Mas existe outro tipo de pessoa que recebe esse despertar e imediatamente salta no escuro do profundo abismo. Ela é capaz de cortar com o passado e mergulhar de cabeça, confiante de que há algo infinitamente compensador à frente. Este homem tem forte determinação, força de vontade e força de convicção para enfrentar qualquer eventualidade da vida.



Assim, a busca por guru começa. E neste ponto, não importa em qual a classe de aspirante você está. Independe se você mergulhou de cabeça e em profundidade ou se preferiu permanecer na superfície, neste momento é imperativo que você encontre um guru. O caminho é escuro e nebuloso e as armadilhas são muitas, você vai precisar de uma mão orientadora.

Neste momento você vai encontrar o seu guru e, em alguns casos raros, o guru encontra o discípulo. Claro, eu poderia acrescentar que o guru que você vai encontrar por si próprio será de acordo com a qualidade de sua consciência.

Se você é um aspirante sincero, então você vai encontrar um guru sincero, se você estiver procurando por nome e fama, se você está olhando para a riqueza, você vai encontrar um guru para atender às suas necessidades. Então, não adianta tentar responsabilizar ou culpar o guru, ele é apenas um reflexo de você mesmo.

O Guru está empre um passo à frente em qualquer esforço ou tentativa. Ele conhece tudo e todas as coisas e está atento à tudo que se passa. Dessa forma ele está apto para saber de sua saúde nos planos mental, física e emocional.



Na minha experiência pessal o guru é parte inseparável da minha mente, da minha vida, da minha respiração e da minha consciência. Sem qualquer esforço consciente, mesmo sem saber o que estava acontecendo eu fui ficando mais e mais envolvida nessa relação divina. Eu não tinha conhecimento da magnitude que uma relação guru e discípulo poderia ter. Como ela pode preencher seu ser por inteiro e permear as profundezas da sua alma.

Eu sempre mantive uma abordagem racional e intelectual para a vida. Eu sempre questionei, duvidei e critiquei antes de aceitar. Isso naturalmente causou uma quantidade enorme de conflitos em minha mente, porque em relação ao guru não há espaço para dúvidas e perguntas. É uma relação que sobrevive apenas na fé e entrega total.

Como se render? Intelectualmente nós todos podemos afirmar que o fazemos. Mas em termos reais, é difícil manter uma entrega total toda vez que o ego levanta sua feia cara .

Para a entrega total, você deixa de existir como um indivíduo, você só existe apenas em relação ao seu guru. Embora à princípio isso pareça servil, a entrega total é uma experiência extremamente gratificante. Óbvio que você só deve entregar-se a Deus ou ao guru, caso contrário se você se entrega a qualquer pessoa, você vai ser grosseiramente explorado.